Biografia
Hugh Mundell, que também atende pelo nome de Jah Levi, foi uma das maiores promessas que a musica reggae teve. Descoberto pelo produtor Joe Gibbs, mas quem produziu o garoto foi Augustus Pablo.
Seu primeiro disco é um dos grandes clássicos do reggae de todos os tempos.“África Must Be Free By 1983”, lançado em 1975, quando Hugh Mundell tinha apenas 13 anos de idade. Produzido por Augustus Pablo, o disco é um absurdo!

Infelizmente, em 1983, o mesmo ano citado na capa de seu primeiro disco e também o mesmo ano escolhido para a emancipação da Africa, ele foi baleado e morto aos 21 anos sentado sobre seu cadillac com Junior Reid, após uma discussão sobre um refrigerador.

Hugh Mundel e Augustus Pablo
Mundell, foi um cantor jamaicano que gravou seus poucos discos no fim dos anos 70 pro começo dos 80. Foram os de carreira “Africa Must Be Free by 1983” (e versão dub), de 78; “Time and Place” e “Jah Fire” em 80; “Mundell” em 82 e “Arise” de 83, seu último play. Ele foi assassinado neste mesmo ano em Kingston por razões por mim ainda desconhecidas ou não-aceitas. Destaque para a pedrada "Jacqueline" com Scientitst, "Rasta have the Handle" e "Your face is familiar".

Lista das músicas do álbum:
1 - Jacqueline (feat. Scientist)
2 - Rasta have the Hundle
3 - Going Places
4 - Red Gold and Green
5 - Tell I a Life
6 - 24 Hours a Day
7 - Jah Music
8 - Your face is Familiar






A banda gravou e mixou as faixas do novo trabalho no estúdio Áudio Fyah, com o renomado produtor e engenheiro de som Wagner Bagão, que já trabalhou com nomes de peso do reggae nacional como Tribo de Jah, Reggae Style e Leões de Israel, entre outros.
Biografia


Para acompanharmos como foi a etapa de formação do Dub, precisamos voltar até 1967, época em que o rocksteady era o som da vez. "Ruddy Redwood" era dono de um soundsystem em Spanish Town e amigo de um dos barões da música jamaicana, Duke Reid. Essa fortuita amizada lhe rendia alguns specials, ou dub-plates, acetatos vagabundos que serviam de teste para o lançamento comercial de um compacto. Se a receptividade da música fosse boa nos soundsystems afiliados, "satélites", como o de Ruddy, Duke, através da sua gravadora Treasure Isle, colocava a música no mercado. Pois bem. Um belo dia, Ruddy recebe a música "On The Beach", dos Paragons, sem os vocais. A total falta de atenção do engenheiro de som, fez com que o nome de Ruddy entrasse pra história. Se forço um pouco meus ouvidos, escuto o "bingo" que Ruddy gritou quando ouviu a novidade. À meia noite, Mr. Midnight, como era conhecido, tocou "On the Beach" duas vezes seguidas. A primeira com vocais e a segunda sem, fazendo todo mundo cantar a música inteira. Foi um sucesso que abalou para sempre as estruturas da música jamaicana: o nascimento das versions. Assim que Reid ficou sabendo dessa possibilisade, tratou logo de produzir versões sem vocal dos seus principais hits. Logo, logo, essas versões começaram a ser lideradas por instrumentos, como o sax e o órgão. Já em 1970, praticamante todos os compactos jamaicanos vinham com uma version no lado b. .jpg)




