sábado, 15 de agosto de 2009

Jah I Ras - Selaisse I Vive (Ao Vivo)


Biografia


O grupo paulista Jah I Ras é um dos grandes nomes em ascensão no cenário nacional. Fundada no final de 2003, a banda vem se destacando por suas letras fortes e conscientes, com um reggae engajado na doutrina Rastafari e uma linha de músicos de dar inveja às grandes bandas jamaicanas da década de 70.
O nome JAH I RAS significa ‘Deus Eu Sou Rasta’” diz Ras Kadhu, vocalista, guitarrista, flautista, percussionista e líder da banda Jah I Ras. Como o próprio Ras Kadhu nos conta em entrevista por e-mail, a banda foi formada por ele próprio e seu amigo baixista, Haile Martins.
Ambos foram integrantes da extinta banda Ganjah Zumba. “Éramos seis pessoas, mas apenas eu e o Haile manifestávamos esta vontade, da busca pela vida Rastafari”, explica Ras Kadhu. “Com o término dessa banda, decidimos nos integrar com irmãos que vivessem a mesma história, que tivessem a mesma necessidade”.

No final de 2003, com a entrada de Robinson “Robi” Tex e Léo Naves nos teclados e Léo Yokota na bateria, a Jah I Ras foi formada. E o início do ano de 2004 foi marcado por muitos ensaios e horas de convivência mútua.
“Nessa época alugamos uma garagem e literalmente nos internamos, ficamos praticamente um ano somente ensaiando, compondo, estudando, convivendo, desenvolvendo uma base firme, fortalecendo nossas raízes e nossas relações” diz Kadhu.
Após praticamente um ano todo de muito ensaio e trabalho, a banda estava pronta, e passou a fazer diversos shows por São Paulo e região. Em dezembro de 2004 o grupo realizou um show ao vivo no KVA, que foi gravado e posteriormente lançado em CD de forma promocional, com o título de “Selassie I Vive”.
A gravação despretensiosa deste show vendeu cerca de 4.000 cópias de forma independente. Além deste show através do qual muitos passaram a conhecer o trabalho da banda, a Jah I Ras já tocou em diversos outros locais importantes, entre eles destaca-se a performance no show “Melhores do Ano 2006” no Expresso Brasil, onde o grupo foi premiado como “Banda Revelação de 2006”.
Atualmente, além dos membros originais Ras Kadhu, Haile Martins e Robi Tex, a Jah I Ras conta com Fio “Drums” na bateria, Ras Gabriel Santana nos teclados, Lincoln Pontes na guitarra base e no didgeridoo (instrumento dos aborígenes australianos), Fernando Alves na guitarra e nos vocais, e Juliana Rocca nos backing vocais.
Na seção de sopro, a Jah I Ras conta ainda com Junior Bill Bill no trombone, Luiz Belinski no Trumpete e Tom no Saxofone, formando no total um grupo de 10 músicos de dar inveja às grandes bandas Jamaicanas.
Ainda segundo o vocalista Ras Kadhu, o grupo está preparando para o próximo mês de setembro o lançamento de seu primeiro CD oficial, que sairá pela gravadora “Pata de Monstro”, do rapper e cordelista Gato Preto. A banda gravou e mixou as faixas do novo trabalho no estúdio Áudio Fyah, com o renomado produtor e engenheiro de som Wagner Bagão, que já trabalhou com nomes de peso do reggae nacional como Tribo de Jah, Reggae Style e Leões de Israel, entre outros.




Fonte: Portal Rasta



Lista das músicas do álbum:


1. Selassie I Vive (intro)
2. Jah Providenciará
3. Rasta no Fight
4. Som, Palavra e Poder
5. Greetings
6. Dance Jah Muzik
7. Eu Derrubo a Babilônia
8. Jah é Amor
9. Babyllon Tell a Lie


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Midnite - Ras Mek Peace (2001)




Biografia
Vinda de St. Croix, Midnite é uma das promessas mais arrepiantes do reggae raiz do milênio. As letras profundas e inovadoras do Midnite são sinceras e enraizadas profundamente para apresentar a outra metade da história. Suas gravações são repletas de mensagens, dignas de horas de reflexão. A voz eletrica do vocalista principal Vaughn Benjamin, parece um apanhado de muitas vozes grandes no reggae. O estilo lírico e potente de Vaughn e os teclados marcantes do seu irmão Ron, dão forma ao núcleo deste quinteto musical, que inclui s Dion Hopkins (bateria), Philip Merchant (baixo) e Abijah (guitarra). Midnite cria as letras baseadas na cultura do Reggae Roots da "antiga escola" somadas a experiências modernas do cotidiano, criando assim um encontro original em forma de música. Reggae - despido e cru é uma descrição perfeita para "o estilo musical das raizes clássicas" de Midnite, em que renuncíam as "modas" do estilo.
"Unpolished" é um dos títulos mais marcantes que inclui clássicos como "Don’t Move", "Mama África", e "Love Your Life You Live". O álbum "Ras Mek Peace" foi gravado usando somente dois canais e foi masterizado sem nenhum reverb, filtros, compressão ou equalização. Canções como "Hieroglyphics", em que o graffiti é comparado aos hieroglifos do Egito antigo, deixa evidente as letras inteligentes e concretas que são caracteristicas das músicas do Midnite.
Depois do lançamento do álbum "Ras Mek Peace", o Midnite retornou para viver em St. Croix de modo que pudessem trabalhar com os músicos locais e fazer gravações em seu laboratório sem nenhuma interferência exterior. Os frutos desse trabalho pode ser encontrado em Jubilees of Zion, que foi lançado em seu próprio selo independente da gravadora Roots do Midnite. Os ritmos expansivos, hipnoticos continuam, ao lado das mensagens da paz, irmandade universal, e resistência cultural a Babilonia. O novo lançamento "Seek Knowledge Before Vengeance" tras a tona o bom e velho Reggae Raiz a tona.
Midnite explode em performances ao vivo com shows que excedem frequentes 3 horas. Seu som vigoroso, rígido, dirigido pelas linhas de baixo cria uma vibração que penetra diretamente ao coração. Midnite é uma das bandas mais emocionantes do cenário Reggae hoje. Quebrando todas as regras, Midnite está ajustando um novo padrão. Armado com uma fundação firme em Jah Rastafari, seus talentos naturais, e uma visão musical forte e descompromissada, o Midnite vem para reerguer as raízes fortes e sinceras do Reggae para os tempos modernos e conturbados de hoje...





Integrantes
Vaughn Benjamin - Vocal


Ron - Teclados


Dion Hopkins - Bateria


Philip Merchant - Baixo


Abijah - Guitarra
Midnite - Ras Mek Peace (2001)

Lista das músicas do álbum:
01 - Pagan pay gone
02 - In the Race so Far
03 - Banking in the Pig
04 - Hieroglyphics
05 - Empress
06 - Lion wears the Crown
07 - Natty Watching you
08 - Rasta man Stand
09 - Love Right (live right)
10 - Foolish and The Wise


Dezarie - Live at The Indepenent (San Francisco - 29/03/2005)

Biografia




Proveniente de St. Croix, ultimamente o berço dos maiores nomes do reggae roots mundial, Dezarie vem se destacando pelo poder vocal e seu indiscutível talento. A cantora é daquelas que possui uma voz característica, com identidade, sendo fácil reconhecer sua música logo nos primeiros toques. É tudo uma mistura de reggae roots, com toques de rap ou dancehall. Se não bastasse sua voz incrivelmente afinada, Dezarie conquistou seu espaço no cenário reggae por uma parceria de respeito. Seus álbuns "Fya" e "Gracious Mama Africa" foram gravados nada mais nada menos que com a banda Midnite, ou seja: PESO IMPLACÁVEL! Aliás, essa parceria não é à toa. Dezarie é esposa do vocalista da banda Midnite, Vaughn Benjamin. Ron Benjamin, irmão de Vaughn e baixista do Midnite, também é seu produtor, e participa das apresentações da "diva do reggae". Contudo, Dezarie é uma ótima opção para quem gosta de um som pesado e de atitude somado a uma voz perfeita e marcante.
Em suas apresentações no Brasil, a cantora foi bem recebida pelas críticas e pelo público, devido sua postura e presença de palco.

Discografia
Fya (2001)
Gracious Mama Africa (2003)
Eazy the Pain (2008)


Lista das músicas do álbum:




01 - Hosana Jah
02 - Sing Out
03 - Gone Down
04 - Most High
05 - Poverty
06 - Only Love
07 - Strengthen your Mind
08 - Law fe de Outlaw
09 - Real Love
10 - Gracious Mama África
11 - Slew dem an Done
12 - Fya